Rádio do Mate
Reportagem: Alex Silva
Diagramação: Felipe Costa
O município de Barão de Cotegipe/RS, Polo Ervateiro do Alto Uruguai, foi palco para uma Tarde Técnica sobre a cultura da erva-mate, no dia 27 de setembro de 2024, que contou com uma expressiva participação de viveiristas, produtores, industriais, autoridades e lideranças regionais.
A cerimônia de abertura do evento realizada pelo Chefe do Escritório Municipal da Emater-RS-Ascar de Barão de Cotegipe Jonas Farina, contou com as participações e manifestações da Gerente Regional da Emater-RS-Ascar, Regional de Erechim, Fernanda Tacca Angonese, do Tesoureiro do Sindicato das Indústrias do Mate do Estado do Rio Grande do Sul, Sindimate/RS Sérgio Picolo e do Prefeito Municipal de Barão de Cotegipe Vladimir Farina.
Abertura oficial da Tarde Técnica. Foto: Emater/RS-Ascar.
A programação técnica, na primeira parte, contou com a palestra “Implantação e manejo de ervais uniformes, equilibrados e de alta produtividade” ministrada pelo Engenheiro Agrônomo Ilvandro Barreto de Melo da Emater/RS-Ascar, regional de Passo Fundo.
A segunda etapa da Tarde Técnica foi realizada na propriedade do produtor Ademir Kammler e contou com duas estações práticas: Estação 1: Boas práticas de colheita de erva-mate apresentada por Ilvandro Barreto de Melo e Estação 2: Fertilidade para aumento da produção de erva-mate apresentada por Edemilson Bonsere da Barão Erva-mate e Chás.
Boas Práticas de Colheita. Foto: Ivonir Bieseck.
Boas Práticas de Colheita. Foto: Emater/RS-Ascar.
Após a apresentação e demonstração prática das temáticas os participantes foram recepcionados pela família do produtor numa farta confraternização com direito a decoração gastronômica por folhas e ramos de erva-mate.
Confraternização de encerramento. Destaque decorativo com erva-mate. Foto: Emater/RSAscar.
A realização da Tarde Técnica foi da Emater/RS-Ascar, do Programa Gaúcho para a Qualidade e a Valorização da Erva-mate (Pgmate/RS), da Prefeitura municipal de Barão de Cotegipe e da Barão Erva-mate e Chás. O evento contou com o apoio do Sindicato de Barão de Cotegipe, da Sicredi e da Cresol.
Rádio do Mate ''A Rádio digital com a marca e a identidade do mate''