Menu
Roda de Mate conecta cidades e irmãos paranaenses com chimarrão
Erva-Mate
Publicado em 04/02/2025

André Zampier e João Carlos Zampier são irmãos. Mais que isso, conectaram a Roda do Mathe de São Mateus do Sul, em sua 6ª edição, com a Roda de Matte de Curitiba (24ª edição). Pelas redes sociais, compartilharam o evento ao vivo, realizado na manhã de domingo (02/02) com proposta de estabelecer data fixa, todo primeiro domingo de cada mês para reunir publicamente os amigos e tomar chimarrão.

André atua em ações diretamente ligadas à Erva-mate, tanto no campo cultural quanto no comercial em que dispõe de uma loja na Rua 24h – Centro de Curitiba, a Sapeco Matteria Curitibana com produtos para o chimarrão e o Matte Bar com drinks usando Ilex paraguariensis St. Hill. De certa forma, a ação na Capital influenciou os eventos no município de São Mateus do Sul, sua origem familiar.

Marcio Luis Staniszewski é um dos organizadores do evento são-mateuense, por meio do grupo de promoção chamado de ‘Roda de Mathe’, dentro da Associação dos Amigos da Erva-mate (IG-Mathe). Reunir as pessoas, usando o chimarródromo, junto à Igreja Matriz e Rua do Mathe é o propósito em São Mateus do Sul, segundo ele. Inclusive entrando, à frente, no calendário municipal de eventos, para marcar território e fixar data.

Junto dele, o empresário e produtor João Carlos Zampier na idealização e organização da Roda de Mathe. Componente da IG-Mathe, assim como Marcio, cita que a “cultura não é só tomar o chimarrão”, mas promover o Mate, com chás e outros produtos. A iniciativa do evento teve origem em Curitiba onde, segundo ele, o irmão André trouxe os amantes do produto para conversas, em meio ao chimarrão.

No final da manhã deste domingo, ambos fizeram uma live, pelo canal Matte Cultural no Instragram, mostrando o evento ao vivo simultâneo nas duas cidades e fazendo essa conexão dos ‘mateiros’ paranaenses. Inclusive, com a proposta, citada por André, de levar a ideia mundo à fora. “Vamos fazer esse evento acontecer simultâneo pelo mundo inteiro”, propôs. Sempre “todo primeiro domingo” de cada mês.

Com informações e imagens da organização/divulgação de ambos os eventos.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online