UM MAPA PARA NAVEGAR
O setor ervateiro gaúcho está diante de um a oportunidade clara e efetiva de estruturar estrategicamente a cadeia produtiva da Erva-mate. A publicação do Decreto 58.554 de 29/12/2025, que instituiu de forma oficial o Plano Estadual para Qualificação e Desenvolvimento Estratégico da Cadeia Produtiva do Mate Gaúcho (Planimate/RS), configura uma iniciativa coerente para um produto que além de sua histórica importância econômica também é símbolo e identidade do Rio Grande do Sul
Mesmo que a erva-mate seja uma atividade tradicional e primitiva, carece na atualidade de uma organização setorial capaz de ativar por completo as suas potencialidades e reduzir os impactos negativos que a cadeia produtiva ervateira enfrenta. Pensar, planejar e agir de forma estratégica são um atenuante às dificuldades e, ao mesmo tempo, um impulso ao seu desenvolvimento integral.
O Planimate/RS tem como objetivo organizar e estruturar o planejamento estratégico para o setor ervateiro gaúcho, de uma forma ampla e abrangente, visando minimizar o efeito dos problemas e das carências e fortalecer as oportunidades potenciais da erva-mate. É um mapa para navegar.
Haverá três comitês gestores para estruturar o plano estratégico e gerir a sua execução. A coordenação é da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI) com a assessoria da Câmara Setorial Estadual da Erva-mate e o apoio de diversas entidades e instituições. Uma soma de esforços entre o setor público e privado para melhor desempenho e desenvolvimento da cadeia produtiva ervateira gaúcha.
Aspectos ligados à publicidade, à inovação, à profissionalização, à comunicação, à atualização de dados, à expansão do consumo, ao mercado, ao turismo, à organização setorial, à extensão rural, à competitividade, à representatividade setorial, à pesquisa, à tecnologia e às boas práticas agrícolas e de fabricação, estão inseridos na pauta.
O trabalho da Câmara Setorial Estadual da Erva-mate e das entidades setoriais, como o Sindicato das Indústrias da Erva-mate do Rio Grande do Sul (Sindimate/RS), o Instituto Brasileiro da Erva-mate (Ibramate), as associações de produtores dos Polos Ervateiros do estado, a Frente Parlamentar e outras instituições afins, tem papel preponderante no processo de planificação, gestão e organização. Servirá de apoio e sustentação à Seapi.
Uma oportunidade ímpar para que o setor ervateiro gaúcho escreva a sua própria trajetória. Uma chance para criar o mapa da sua navegação, reduzindo o risco de boiar à deriva ou imergir em possíveis naufrágios.
Ilvandro Barreto de Melo
Emater/RS-Ascar/Câmara Setorial Estadual da Erva-Mate
