DIA DE CAMPO COMPARA ERVA-MATE CAMBONA 4 COM ERVEIRAS DE OUTRAS PROCEDÊNCIAS NO ESTADO DE SANTA CATARINA
Erva-Mate
Publicado em 21/10/2023

Um Dia de Campo realizado na propriedade do produtor Neuri Gargueti, na Linha Marquezan,

município de Concórdia/SC, serviu para traçar um comparativo entre o desenvolvimento de erveiras da cultivar de erva-mate Cambona 4 com erveiras de outras diferentes procedências, em iguais condições de cultivo.

Fotos: Antonia da Fonseca, Delcio Vizotto e Neuri Garghetti

Foi possível observar e comparar talhões implantados com a cultivar Cambona 4 e talhões implantados com erveiras de outras procedências, verificando-se um melhor desempenho das árvores de Cambona 4.

O produtor Neuri Gargueti, anfitrião no Dia de Campo, agradeceu a presença dos participantes no evento e comentou: “...A diferença das plantas de Cambona 4 frente às de outras procedências é muito grande. A Cambona 4 é muito voraz em crescimento”.

Também produtor de erva-mate em Concórdia/SC, Rafael Miticoski, emitiu relato sobre a cultivar Cambona 4 “Como eu descrevi no outro áudio a gente podou essa erva no ano passado no mês de agosto. A gente obteve 2002 arrobas. Tem cerca de 5 mil pés de erva. Agora no mês de outubro já é possível fazer a poda de novo... então um ano e um pouquinho depois a gente espera colher umas 2300 arrobas pelo menos, jogando baixo”.

Ainda afirmou “então ela tem um crescimento muito bom, cresce muito rápido. É uma erva que ela ganha bastante folha e o crescimento dela é um ano e um pouquinho depois da poda já tem varas de 2,5 metros de altura. Já passa disso e a grossura desses galhos aonde foi feita a poda ali já tem galhos que são mais grossos que 2,5 polegadas já. Então ela tem o crescimento é incrível, né. Nós que convivemos com ela a gente passa se não todo o dia por perto, mas quase. A gente fica admirado de ver o crescimento dela, tamanho dos pés. Então assim, é uma erva que ela tá. tá produzindo muito bem. Sem contar que ela tá bastante nova ainda. É um erval que tá de 7 para 8 anos então a gente tá muito contente com ela e com certeza a gente pretende plantar mais”.

Também foram abordados no Dia de Campo o histórico da Cambona 4, dados de produção em seu município de origem, Machadinho/RS e orientações sobre sistema de poda e colheita de erva-mate”. Além de lideranças, técnicos e produtores participou do Dia de Campo o proprietário do viveiro Matrix, filho do seu Dorinho, o descobridor da Cambona 4, Clairton da Fonseca.

 

Fotos: Antonia da Fonseca, Delcio Vizotto e Neuri Garghetti 

 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online