Publicidade
BERÇO DA ERVA-MATE OFICIALIZA A ABERTURA DA COLHEITA DA ERVA-MATE NO RIO GRANDE DO SUL
Erva-Mate
Publicado em 09/08/2024

 

 

 

A Festa da Colheita da Erva-mate Já é uma tradição no Rio Grande do Sul e ocorre anualmente de forma itinerante nos cinco Polos Ervateiros do estado. Em 2024, coube a Palmeira das Missões, Berço da Erva-mate, sediar o evento. Uma extensa e intensa programação foi organizada. Pela parte da manhã ocorreu o Fórum da Erva-mate e a tarde a cerimônia oficial de abertura da Festa da Colheita da Erva-mate, reunindo participantes das cinco regiões ervateiras gaúchas, autoridades e lideranças. 

Foto: Rádio do Mate

PALMEIRA DAS MISSÕES

A formação do povoado de Palmeira das Missões tem ligação direta com o ciclo ervateiro. Em 1821, foi batizada de Vilinha pelos extratores de erva-mate referindo-se ao núcleo populacional que ali se formava. Em 1874 teve oficializada a sua fundação o que leva neste ano a comemoração do aniversário dos 150 anos de existência. A LEI nº 15.163, de 24 de abril de 2018, oficializou Palmeira das Missões como o “Berço da Erva-mate", reconhecendo o grande legado e a tradição histórica. A “Expressão Erva Buena da Palmeira” ganhou popularidade e tem reproduzido fielmente a identidade ervateira dos palmeirenses. 

Foto: Rádio do Mate

O tropeirismo ervateiro também proporcionou papel relevante para a difusão e a notoriedade da erva-mate produzida na extensão geográfica da Grande Palmeira. Palmeira das Missões integra e é sede do Polo Ervateiro Celeiro Missões.

 

FÓRUM DA ERVA-MATE

O evento que aconteceu no auditório do Centro Cultural Mozart Pereira Soares trouxe importantes temas relacionados ao mate que foram abordados pelas palestras “Influências históricas da erva-mate na formação histórico-social da região da Grande Palmeira” Prof. Henrique Pereira Lima, “llexturismo: Percebendo o Rio Grande do Sul pela sua identidade, o mate” Ilvandro Barreto Melo, “Um Novo Olhar sob a Erva-mate” Ariana Maia e “Erva-mate: mercado, oferta e demanda” Alberto Tomelero.

Foto: Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar

 

ABERTURA OFICIAL DA COLHEITA DA ERVA-MATE

A data da abertura oficial da Colheita da Erva-mate primeiramente prevista para o mês de maio, em função do evento das enchentes que assolou o estado do Rio Grande do Sul precisou ser alterada. No entanto, nada alterou a organização do evento que estava completamente satisfatório em função da programação proposta. A propriedade ervateira que sediou o ato oficial de abertura pertence à família do produtor Paulo Sérgio da Cruz, localizada na linha Passo Raso.

 

Foto: Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar

A realização do evento contou com o apoio de diversas entidades, incluindo a Administração Municipal de Palmeira das Missões, o Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate), o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, a Associação dos Proprietários das Indústrias Produtoras Mate Alto Uruguai (Indumate), a Associação Celeiro e Missões de Amigos da Erva-Mate (Acema), a Associação dos Produtores de Erva-Mate de Machadinho (Apromate), a Associação dos Produtores de Erva-Mate do Alto Uruguai (Aspemate), a Associação dos Produtores de Erva-Mate do Polo Ervateiro dos Vales (Aspemva), a Associação dos Amigos da Erva-Mate do Alto Taquari (AAErva-mate), o Programa Gaúcho para Qualidade e Valorização da Erva-Mate, o Sindicato das Indústrias do Mate do Estado do Rio Grande do Sul (Sindimate/RS), a Câmara Setorial Estadual da Erva-mate, a Emater/RS-Ascar e o Fundomate.

Rádio do Mate - “Rádio com a marca e a identidade do mate”

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online