Dia de Campo da Ervais do Futuro entra para história ao apresentar a primeira colheita mecanizada de erva-mate do país
Erva-Mate
Publicado em 21/11/2024

Créditos:

Matéria: Alex Silva (Rádio do mate)

 

 

Na última terça-feira, 19 de novembro de 2024, o município de Espumoso, no Rio Grande do Sul, foi palco de um evento histórico para o setor ervateiro brasileiro. A empresa Ervais do Futuro promoveu um Dia de Campo inovador, apresentando novas técnicas de cultivo de erva-mate em super adensamento desenvolvido pela Embrapa Florestas (Sistema CEVAD Campo), além de realizar a primeira colheita mecanizada de erva-mate do Brasil.

 

O evento reuniu profissionais e entidades do setor, como Emater, Ibramate (Instituto Brasileiro da Erva-mate) além de pesquisadores, empresas e outros especialistas em erva-mate, interessados em conhecer de perto os avanços tecnológicos que prometem transformar a cadeia produtiva dessa cultura tradicional.  

 

 Inovações no Cultivo

A técnica de super adensamento apresentada pela Ervais do Futuro permite o cultivo de maior número de plantas por hectare, otimizando o uso do solo e aumentando significativamente a produtividade. 

Foto: Alex Silva 

Marco na Mecanização

O destaque do evento foi a primeira demonstração de colheita mecanizada de erva-mate no Brasil. A iniciativa representa um marco para o setor, que historicamente depende do trabalho manual em suas etapas produtivas. A mecanização não apenas reduz custos, mas também aumenta a eficiência e resolve um dos maiores desafios enfrentados pelos produtores: a falta de mão de obra.

Foto: Alex Silva  

 

Para Natália Saudade de Aguiar (Eng. Florestal, Mestra em Engenharia Florestal e Gestora Ervais do Futuro) "O principal objetivo com o Dia de Campo da Ervais do Futuro era demonstrar como a pesquisa e a inovação podem revolucionar o cultivo de erva-mate. Utilizamos um sistema de irrigação por gotejamento em todas as nossas áreas produtivas, implantamos o sistema CEVAD campo e testes clonais em parceria com a Embrapa Florestas, por exemplo. Além disso, agora temos uma nova perspectiva com a colheita mecanizada de erva-mate: queremos maior rendimento da operação e maior uniformidade dos cultivos. Também esperamos ter passado a mensagem de que a erva-mate tem um potencial gigantesco, além da cuia, como em chás ou na indústria de extração de compostos bioativos. Queremos levar a erva-mate cada vez mais longe, revolucionando a maneira de enxergar essa espécie nativa." 

Foto: Alex Silva - Natália Saudade de Aguiar (Eng. Florestal, Mestra em Engenharia Florestal e Gestora Ervais do Futuro

 

O proprietário da Ervais do Futuro Ilo Diehl dos Santos, advogado e produtor rural destaca que:

"O evento para mim foi surpreendente pelo número de pessoas do setor que vieram prestigiar. Cumpriu com sobras o objetivo de mostrar um pouco o que estamos fazendo e o novo equipamento para colheita mecanizada.

Foi uma oportunidade também de dizer aos presentes que a estrutura toda está à disposição para quem quiser trocar experiências e saber um pouco mais daquilo que fizemos diferente do convencional!

Para o futuro seguiremos na busca de novos mercados e utilizações para a Erva-mate, sem desprezar as origens. Estamos esperançosos nas ampliadas fronteiras da Erva-mate!"

Foto: Alex Silva - proprietário da Ervais do Futuro Ilo Diehl dos Santos

 

Especialistas do setor também analisaram o dia de campo, para Ilvandro Barreto de Melo, extensionista da Emater e Coordenador da Câmara Setorial Estadual da Erva-mate do RS, o impacto positivo dessas tecnologias no desenvolvimento regional e na sustentabilidade da produção. “O Dia de Campo Ervais do Futuro cumpriu seu objetivo ao apresentar ideias pioneiras e temas instigantes para reflexão e debate dos participantes. Diferente de eventos repetitivos que exploram técnicas já conhecidas, o foco foi despertar o interesse por novas tecnologias e oportunidades no setor ervateiro, sem o intuito de ensinar, mas sim de motivar a discussão. Como primeiro passo em questões inovadoras e desafiadoras para a atividade ervateira, o evento foi completo, abrindo caminhos para aprofundamentos futuros." 

Foto: Alex Silva - Ilvandro Barreto de Melo, extensionista da Emater e Coordenador da Câmara Setorial Estadual da Erva-mate do RS

 

Um Olhar para o Futuro

O evento da Ervais do Futuro reforçou o compromisso da empresa com a inovação e a sustentabilidade, criando expectativas de crescimento para o setor ervateiro. 

 

Com essa iniciativa pioneira, a Ervais do Futuro se consolida como uma referência neste sistema de produção, modernização e cultivo de erva-mate em super adensamento, projetando o Brasil como líder global em tecnologia e produção no setor.

Foto: Alex Silva

 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online