Menu
MATEANDO CULTURA: O UNIVERSAL PELO REGIONAL
Por Rádio do Mate
Publicado em 31/03/2025 08:44
Erva-Mate

 Foto 1: Projeto Mateando Cultura – São João da Urtiga/RS. 

 

Uma iniciativa conjunta da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Biasi e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São João da Urtiga/RS, com o apoio do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, deu origem ao projeto “Mateando Cultura: poesia, música e conhecimento em um só ritual”, tendo como objetivo dar ênfase a tradição e a identidade regional, através do chimarrão, da erva-mate e da literatura gaúcha.

O chimarrão é uma bebida tradicional que simboliza a hospitalidade e a convivência social no sul do Brasil. A literatura e a música, por sua vez, são uma forma de expressão cultural que pode enriquecer essa experiência. O projeto une as manifestações culturais e promove espaço para troca de ideias e experiências.

 

“O chimarrão é um símbolo de encontro, tradição e história. Inspirado nesse ritual tão especial, criamos esse projeto, uma iniciativa que une literatura, música e aprendizado em um ambiente acolhedor e cheio de significado”, destacam os idealizadores.

Foto 2: Projeto Mateando Cultura – São João da Urtiga/RS. 

 

CULTURA SE VIVE, SE COMPARTILHA E SE MANTÉM VIVA!

O projeto proporciona um encontro mensal entre alunos e professores em uma roda de mate onde recitam poesias, leem contos, cantam músicas tradicionalistas e mergulham na cultura gaúcha. Como adicional aprendem mais sobre a erva-mate, sua história e importância para o nosso povo. Em cada gole de chimarrão, chá mate ou tereré, cada verso recitado fortalece nossas raízes e valoriza a riqueza da nossa terra. Porque cultura se vive, se compartilha e se mantém viva!

 

 ERVA-MATE: PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO RIO GRANDE DO SUL

A erva-mate é o primeiro patrimônio cultural imaterial do estado, reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE). Reconhece o valor histórico-cultural do Sistema Cultural e Socioambiental da Erva-Mate Tradicional, envolvendo o seu cultivo e comercialização. Quando um bem se torna patrimônio cultural significa que ele tem relevância artística, histórica e social para ser perpetuado.

 

O Rio Grande do Sul oficialmente tem na erva-mate a sua árvore símbolo e no chimarrão a sua bebida oficial. Explorar a relação entre a literatura, a música gaúcha e a cultura do chimarrão, promovendo a leitura e a apreciação da tradição gaúcha, é de extrema importância para se conhecer as manifestações culturais que identificam e fazem parte do nosso estado.

 Foto 3: Projeto Mateando Cultura – São João da Urtiga/RS.

 

IMPACTOS DO PROJETO MATEANDO CULTURA

O projeto “Mateando Cultura: Poesia, Música e Conhecimento em um só ritual”, estimula várias dimensões do aprendizado, do desenvolvimento pessoal e cultural dos estudantes. Permite a valorização da cultura local, estímulo à criatividade, à expressão pessoal, desenvolvimento da sensibilidade artística, aproximação do conhecimento de forma interativa, promoção de habilidades sociais e colaborativas, fortalecimento da memória cultural, desenvolvimento da leitura e da escrita. Promove um ambiente de aprendizado rico em cultura, criatividade e reflexão, com impactos positivos no desenvolvimento intelectual, emocional e social dos estudantes, além de incentivar a valorização da arte e das tradições do Rio Grande do Sul.

O MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DA URTIGA

 

O município de São João da Urtiga, fundado no ano de 1987, está localizado na região Nordeste do Rio Grande do Sul e pertence a Associação dos Municípios do Nordeste Riograndense (AMUNOR). Na configuração dos municípios produtores de erva-mate pertence ao Polo Ervateiro do Nordeste Gaúcho, sob a jurisdição da Associação dos Produtores de Erva-mate de Machadinho (Apromate). É um dos dez municípios integrantes e contemplados na recente “Indicação Geográfica Erva-Mate Região de Machadinho”.

 Foto 4: Projeto Mateando Cultura – São João da Urtiga/RS.

 

INICIATIVA DIGNA DE ADMIRAÇÃO E APLAUSOS

 

Para Selia Regina Felizari, presidente da Apromate e coordenadora da Indicação Geográfica Erva-mate Região de Machadinho, o projeto “Mateando Cultura: poesia, música e conhecimento em um só ritual” é uma louvável iniciativa digna de admiração e aplausos. Um exemplo a ser multiplicado e divulgado em todos os estados produtores de erva-mate e escolas do Brasil. A   Apromate apoia e fica à disposição para colaborar com o projeto. “Aprender o universal pelo regional, forma raízes sólidas de civilidade e valorização da nossa própria história”, concluiu. 

 

Por: Alex Silva

 

Rádio do Mate

 

Comentários

Chat Online